Cead e DAC promovem Diálogos Musicais no Campus Viçosa 9 de outubro de 2018
Quem gosta de música, mas conhece pouco sobre sua história, estilos e linguagem não pode deixar de participar dos Diálogos Musicais, que acontecerão na UFV de outubro a dezembro. Trata-se de um curso de extensão idealizado por um grupo de voluntários com o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre música com a comunidade universitária e as populações de Viçosa e região.
Para isso, convidaram músicos, maestros e especialistas de diferentes instituições que, em sete encontros semanais, irão abordar a música na teoria e na prática, com palestras, audições e exibições de vídeos. Coordenado pelo maestro da UFV, Ciro Tabet, o curso será aberto para todos os apreciadores de música, independentemente do conhecimento sobre o assunto.
Todos os encontros acontecerão às quintas-feiras, às 18h30, no auditório da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), que fica ao lado da antiga creche da UFV. A intenção é que eles sejam o começo de uma história que deverá se consolidar, em 2019, com a realização do também curso de extensão Percepção e Apreciação Musical. Segundo seus organizadores, esse poderá ser mais um curso a distância oferecido pela Cead, e que se estenderá às comunidades de Florestal e Rio Paranaíba, onde estão os outros campi da Universidade.
Os Diálogos Musicais na UFV são uma realização da Cead e da Divisão de Assuntos Culturais da UFV, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e tem o apoio da Funarbe e da Facev. Os interessados em participar desta iniciativa inédita na UFV e em Viçosa deverão ser inscrever até 18 de outubro, no link: https://sistemas.cead.ufv.br/. Para quem deseja certificado, haverá uma taxa de R$ 10,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3899-2653.
Programação e convidados
- 18 de outubro: O que é música?
– Professor aposentado da UFV Ernesto Von Rückert, compositor e apresentador do programa Primeira Classe, veiculado há mais de 20 anos na Rádio Universitária FM.
- 25 de outubro:A matemática por trás da música. Tempo, compasso e ritmo
– Professor Luiz Carlos de Abreu Albuquerque, do Departamento de Informática da UFV
- 1º de novembro: História da Música
– Maestro Daniel Paes de Barros, mestre pela Universidade de São Paulo e regente da Orquestra de Câmara e do Coral da Universidade Federal de Lavras.
- 8 de novembro: Por dentro da Orquestra
– Professor Antônio Lincoln Campos de Andrade, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília e mestre e doutor na área pelas universidades norte-americanas de Wyoming e Kansas.
- 29 de novembro: A música sincopada do Brasil
– Maestro Ciro Tabet e Rossini Ferrari. Ciro é graduado e mestre em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e responsável pela criação de diversos corais em Juiz de Fora e Viçosa. Já Rossini é graduado em Música pela UFMG e mestre em Práticas Interpretativas – Piano pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal, com intercâmbio na Alemanha.
- 6 de dezembro: Ópera: arte total
– Professor Rodolfo Vieira Valverde, do Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora
- 13 de dezembro: A música em diálogo com outras artes
– Mesa-redonda
(Adriana Passos – DCI-UFV)